sexta-feira, 28 de junho de 2013



Alvorada, missas e procissão 
para São Pedro amanhã

Com alvorada às 6h30, a Paróquia de São Pedro inicia amanhã, dia 29, a ampla programação festiva em louvor a seu Padroeiro. A partir das 7h, serão celebradas sete missas na Igreja Matriz de São Pedro (localizada na Praça da Piedade, nº 11) e mais a missa solene campal, em frente ao templo, às 17h, presidida pelo Arcebispo Primaz do Brasil Dom Murilo Krieger. Constará também da programação a realização de uma procissão, na qual paroquianos e demais devotos de São Pedro percorrerão as ruas Direita da Piedade, Politeama de Baixo e Forte de São Pedro, Avenida 7 de Setembro, retornando à Igreja Matriz.

O tema da festa desse ano ‘Nos passos de Pedro, queremos renovar nossa fé e fortalecer o nosso compromisso missionário’ vem sendo alvo de reflexões no tríduo preparatório,  iniciado na quarta-feira (26) e que se encerra hoje (28), sempre na missa das 17h, na Igreja Matriz. “Celebramos mais uma vez com entusiasmo e júbilo a festa do nosso Padroeiro”, acentua o pároco de São Pedro, padre Aderbal Galvão de Sousa. “Estamos vivendo um tempo importante na Igreja, o ‘Ano da Fé’, instituído em comemoração ao cinquentenário do Concílio Ecumênico Vaticano II e aos 20 anos do Catecismo da Igreja Católica. A Paróquia de São Pedro se incorpora a essa importante celebração, homenageando seu Padroeiro, aquele que primeiro professa a fé em Jesus e é escolhido por Ele para ser o primeiro papa e pedra fundamental para alicerçar a Igreja”, complementa padre Aderbal.
No dia consagrado aos apóstolos São Pedro e São Paulo – as pedras de fundamento da Igreja Primitiva e colunas do Cristianismo –, a Paróquia de São Pedro celebrará a primeira missa da programação festiva às 7h na intenção do Papa.  A segunda missa será às 8h pelos comerciantes, comerciários e ambulantes. A celebração das 9h30 será pelos viúvos e viúvas; a das 11h, pelos jovens; e a das 12h, pelas pessoas com o nome Pedro. A missa das 13h será na intenção dos profissionais e instituições da área da Paróquia; e a das 14h30, pelos idosos e doentes. Após a missa das 14h30, por volta das 15h30, sairá a procissão da porta da Igreja Matriz que percorrerá algumas ruas do centro. Às 17h, será celebrada a missa solene campal, em frente à Igreja de São Pedro.
A Festa de São Pedro e São Paulo é uma das celebrações mais importantes e antigas do calendário litúrgico, introduzida na liturgia no século II para lembrar o martírio dos dois santos. Foi colocada pela Igreja em 29 de junho para ocupar o lugar de uma antiga celebração pagã que exaltava as figuras de Rômulo e Remo, os mitos considerados fundadores da cidade de Roma. São Pedro e São Paulo foram os fundadores da Roma cristã. Pedro morreu provavelmente no ano de 64, crucificado de cabeça para baixo; Paulo decapitado no ano de 67.
Conforme ressalta o sacerdote jesuíta Carlos Alberto Contieri, no artigo ‘Pedro e Paulo’, publicado na revista ‘Família Cristã’ deste mês, “a festa de São Pedro e São Paulo é a festa da Igreja: festa do que a Igreja é chamada a viver e do que a Igreja é. A Igreja é testemunha do Cristo, testemunha da ressurreição de Jesus Cristo, testemunha da vitória do Senhor sobre... a morte. Todos nós somos chamados a viver como testemunhas do Cristo Ressuscitado... Somos todos chamados a viver desta fé, nesta confiança, como viveram Pedro e Paulo”.  
Em 28.06.2013
Maria Alcina Pipolo (MTb/DRT-BA 915) (Celular: 9143-6202)  
Telefone de Padre Aderbal Galvão de Sousa: 3329-3280 (Paróquia de São Pedro).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário